• +55 (19) 3701-3476

CMSE retira limite de 15mil MW médios para despacho térmico fora da ordem de mérito.

Publicado em Thursday, 06 de May de 2021
CMSE retira limite de 15mil MW médios para despacho térmico fora da ordem de mérito.

Por: João Victor Bonora - Middle Office | Migratio Energia.

 

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico – CMSE anunciou durante sua reunião mensal a decisão de não impor limites na quantidade de energia a ser gerada pelas termelétricas, assim como na importação da Argentina ou Uruguai, desde que a energia seja alocada na carga e não desrespeite as restrições operativas de cada submercado, minimizando o custo operacional do sistema.

O cenário é classificado como de atenção pelo Operador Nacional do Sistema – ONS, uma vez que o último período úmido (setembro de 2020 a abril de 2021) foi o pior em afluência dos reservatórios no histórico de 91 anos. O submercado sudeste/centro-oeste é o de maior atenção, com expectativas abaixo da média nas afluências de seus reservatórios e com o pior desempenho para o mês de abril desde 2015.

O CMSE informou a importância da tratativa do ONS com a Agência Nacional de Águas e Saneamento – ANA e com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA para possíveis flexibilizações nas restrições operativas das usinas hidrelétricas.

Na reunião também foi destacada a importância em agilizar as obras de transmissão, com o intuito de aumentar a capacidade de intercâmbio de energia entre as regiões do país.

CONTATOS

  • Icone 01
    Rua Senador Vergueiro, 995 I CJ 23 a 26
    2° andar, Centro - Limeira - SP
    CEP: 13480-001
  • Icone 02
    Atendimento
    Segunda à Sexta das 8h às 18h
  • Icone 03
    migratio.front@migratio.com.br
    +55 19 3701.3476
Fale com nossa equipe
Quero conhecer as soluções da Migratio
Fale com nossa equipe
Quero conhecer os produtos