• +55 (19) 3701-3476

Lastro e penalidade de energia.

Publicado em Thursday, 01 de April de 2021
Lastro e penalidade de energia.

Por: João Victor Bonora - Middle Office | Migratio Energia.

 

O lastro de energia é o recurso que o agente precisa ter para suprir em 100% seu requisito de energia nos 12 meses anteriores ao da apuração, seja de compra ou venda de energia, conforme seu perfil. O lastro é uma maneira de garantir a operação do sistema, tornando-a mais confiável através dos contratos de energia ou garantia física de ativos de geração.

A penalidade ocorre quando há uma insuficiência no lastro apurado, valorando a insuficiência pelo maior valor entre a média do PLD no período e o Valor de Referência (VR) calculado pela Aneel para cada ano, que corresponde a uma média ponderada dos leilões de energia nova com início de suprimento no ano de referência.

Confira o procedimento com as figuras abaixo:

Figura 1 - Apuração de lastro

 

Figura 2 - Apuração sem penalidade

 

Figura 3 - Apuração com penalidade

A apuração da penalidade considera todos os perfis do agente, sendo apurado um único resultado para a empresa (CNJP), chamado de apuração global.

Além disso, há separação entre lastro de energia especial e não especial. A sobra de energia não especial não abate a insuficiência de energia especial, contudo, a sobra de energia especial abate a insuficiência de energia não especial.

 

Figura 4 - Composição de lastro

Todo montante arrecadado com penalidade de lastro é utilizado para alívio das exposições negativas das distribuidoras com os contratos no ambiente regulado.

 

CONTATOS

  • Icone 01
    Rua Senador Vergueiro, 995 I CJ 23 a 26
    2° andar, Centro - Limeira - SP
    CEP: 13480-001
  • Icone 02
    Atendimento
    Segunda à Sexta das 8h às 18h
  • Icone 03
    migratio.front@migratio.com.br
    +55 19 3701.3476
Fale com nossa equipe
Quero conhecer as soluções da Migratio
Fale com nossa equipe
Quero conhecer os produtos