• +55 (19) 3701-3476

ONS prevê cenários desafiadores para o suprimento de energia no fim do ano.

Publicado em Monday, 26 de July de 2021
ONS prevê cenários desafiadores para o suprimento de energia no fim do ano.

Por: João Victor Bonora - Middle Office | Migratio Energia. 

 

 

Uma nota técnica concluída na última semana pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) traça cenários ainda mais desafiadores para o fornecimento de energia no fim deste ano por conta da crise hídrica que atinge as hidrelétricas do país. O texto prevê “o esgotamento de praticamente todos os recursos no mês de novembro” para o sistema nacional de energia elétrica.

O ONS avalia constantemente as melhores medidas em busca de otimizar a operação da matriz. Atualmente o Operador considera o aumento do PIB em 4,5% no ano em substituição aos 3% utilizados até então. O crescimento econômico é o principal fator para a alta do consumo de energia, estimada em 7% para 2021.

O ONS trabalha com dois cenários:

1º - considerando um acionamento do parque termelétrico mais conservador, não incluindo no planejamento as unidades hoje indisponíveis. Nesse cenário, toda segurança do sistema seria consumida em novembro, tendo que importar 2.107 MW de energia, o equivalente a Angra 1 e 2 juntas.

2º - considerando disponibilidade térmica maior, a sobra projetada de energia seria de apenas 144 MW, enquanto normalmente, a sobra costuma ser de 14 mil a 15 mil MW.

O ONS já solicitou o adiamento da parada de manutenção de todas as usinas do país, além de alterar estratégias de acionamento, com o intuito de guardar mais água para o fim do ano.

 

Fonte: Abraceel.

CONTATOS

  • Icone 01
    Rua Senador Vergueiro, 995 I CJ 23 a 26
    2° andar, Centro - Limeira - SP
    CEP: 13480-001
  • Icone 02
    Atendimento
    Segunda à Sexta das 8h às 18h
  • Icone 03
    migratio.front@migratio.com.br
    +55 19 3701.3476
Fale com nossa equipe
Quero conhecer as soluções da Migratio
Fale com nossa equipe
Quero conhecer os produtos